sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Mochilas pesadas prejudicam saúde das crianças

As dores de costas são um problema cada vez mais frequente entre crianças e adolescentes e o transporte incorrecto de mochilas escolares demasiado pesadas pode contribuir de forma significativa para este problema.


Mochilas pesadas prejudicam saúde das crianças
De acordo com Paulo Pereira, coordenador nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas, "é cada vez mais importante sensibilizar os pais e professores para este problema porque os alunos, sobretudo os mais jovens, não se apercebem do peso excessivo das mochilas escolares nem da postura errada que adoptam quando as transportam".

O excesso de peso nos ombros provocado pela quantidade de objectos que transportam na mochila pode vir a prejudicar o desenvolvimento físico das crianças e dos jovens, nomeadamente ao nível do aparelho músculo-esquelético.

Segundo as recomendações da Campanha Olhe pelas Suas Costas, uma mochila adequada deve:

• Ser feita de material leve e resistente

• Ter o tamanho igual às costas da criança

• Ter costas almofadadas

• Ter duas alças almofadadas e fáceis de ajustar

• Ter compartimentos para que os materiais escolares sejam arrumados e estabilizados

• Não deve pesar mais de 10% do peso do corpo da criança

• O ideal seria o uso de mochila com rodinhas quando as crianças a transportam em distâncias significativas em terrenos planos.


É também importante que os alunos levem para as aulas apenas o material necessário que precisarem para esse dia da semana.

"A prevenção de problemas na coluna passa sobretudo pelos educadores, pais e professores, que devem estar atentos não só ao transporte de mochilas mas também, à postura adoptada durante as aulas, à prática de exercício físico e aos sintomas das crianças", reforça Paulo Pereira.

Um estudo recente indica que sete em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. No entanto, quase metade dos portugueses admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com dores nas costas.

A campanha Olhe pelas Suas Costas é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, em parceria com a Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral, Sociedade Portuguesa de MedicinaFísica e de Reabilitação, Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia e Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia.
Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Calendário das nossas Atividades

Facebook

 
Balsa Nova - A.S.C.D.R. Copyright © 2012 Design by Ipietoon Blogger Template